Ciclo de vida


Ciclo de vida
Os ciclos de vida do software descrevem como um software deve ser desenvolvido. Basicamente definem a ordem das atividades envolvidas em um contexto de projeto de software e propõe uma estratégia de desenvolvimento que pode ser aplicada a um determinado contexto de projeto de software.
Exemplos de ciclos de vida de software: Code-and-Fix, Cascata, Espiral, Prototipação Evolutiva, Prototipação Incremental, Prototipação Descartável, Refinamento Iterativo, Ciclo de Vida Progressivo, Desenvolvimento Incremental, Sashimi.

Ciclo de vida - Cascata
Modelo mais antigo e o mais amplamente usado da engenharia de software. Ele consiste na execução das atividades de desenvolvimento de software em uma sequência ordenada ou seja você só pode passar para a próxima fase quando a fase anterior tiver sido completamente terminada.
É um modelo orientado a planos, você planeja tudo que é necessário para uma etapa antes de começar.


Ciclo de vida - Espiral
Ele reúne características dos modelos Cascata e Prototipação acrescentando ainda em sua base a análise de riscos. Cada giro na espiral (do centro para fora) representa uma nova fase do processo.
Esse processo evolutivo permite que novas versões possam ser construídas progressivamente. Tipicamente, o modelo pode ser dividido em 3 ou 6 regiões. PRESSMAN (vide referências) apresenta o modelo divido em 6 regiões: comunicação com o cliente, planejamento, análise de riscos, engenharia, construção e evolução e, avaliação do cliente. O número de tarefas por regiões pode variar conforme o tamanho e complexidade do projeto. Desta forma, o modelo pode ser adaptado conforme as características do projeto.



O diagrama de ciclo de vida do RUP mostra o RUP ao longo da dimensão micro-iterativa, que representa adequadamente o esforço necessário para pequenos projectos. Apesar de não afirmar explicitamente muita coisa, o diagrama de ciclo de vida do RUP representa o contexto de um único projecto e um ciclo completo de desenvolvimento de software. As organizações estruturam e financiam tipicamente os projectos com base na premissa de que produzirão um sistema estável e organizado.

Ciclo de vida - Iterativo



Nenhum comentário:

Postar um comentário